Não sou o autor dessa pérola, mas gostei tanto que quero repassar aos amigos. Mas escrevo com minhas palavras. Vamos lá.
Em uma tribo do norte do Canadá, os índios foram consultar seu Xamã. Estavam preocupados com o próximo inverno.
O Xamã foi para sua cabana, e entrou em transe. Recebeu a resposta que o inverno seria rigoroso. Imediatamente comunicou à tribo, e sugeriu que eles fizessem uma boa reserva de lenha. Os índios obedeceram.
Porém, o Xamã havia assumido recentemente o posto, devido à morte do anterior, e se sentia inseguro. Uma semana se passou e o clima não esfriava. O Xamã se dirigiu à cidadezinha próxima, pegou o telefone e falou com o serviço de previsão de tempo do Estado. O atendente asseverou-lhe que o inverno seria rigoroso.
Confiante, o Xamã voltou à sua aldeia e pediu que os índios recolhessem ainda mais lenha.
Mais uma semana se passa e o tempo não dá sinais de esfriar. A insegurança bate novamente, e o Xamã volta a telefonar para o serviço de previsão de tempo e recebe a confirmação, ainda mais enfática, de que o inverno sertia bem frio.
O que fez o Xamã? Claro, pediu aos índios que recolhessem ainda mais lenha.
Mais uma semana. O clima não dá sinais de esfriar. Novamente bate a insegurança de quem está novo na função. Volta a cidadezinha e liga novamente, para ser, mais uma vez assegurado, de forma enfática, que o inverno seria muito bravo. Lá vai Xamã e pede mais lenha ao seu povo.
Outra semana. O inverno começando e nada do terrível frio previsto. O Xamã volta a cidadezinha. Liga:
-Qual a previsão para esse inverno?
-Vai ser muito frio. Muito frio mesmo.
O Xamã coça a cabeça, mas, antes de desligar, ainda pergunta:
-Vocês tem certeza, mesmo? Como vocês sabem?
-Ora, tem um Xamã de uma tribo lá do norte que nunca errou suas previsões, e nós sabemos que os índios estão recolhendo lenha desesperadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário